Características da Raça

O Australian Cattle Dog é uma raça originalmente desenvolvida na Austrália para a lida com o gado, também conhecida como “blue Heeler” e “red Heeler” com base na sua variação primária de cores e proveniente do termo “heel” (=calcanhar), pela prática de mover gado relutante, mordiscando seus calcanhares. No Brasil a raça também tem sido chamada de Boaideiro Australiano.

Resistente, vigoroso e extremamente inteligente; o Australian Cattle Dog possui grandes resistencia e equilibrio mental para trabalhar por horas de forma incansável sob as mais variadas interperes. Completo, ele conduz, coleta e rebanha o gado.

Possuidor de uma mente ativa, e considerado um dos cães mais inteligentes do mundo (10ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren), o Australian Cattle Dog tem provado ser uma das raças mais completas, versáteis e desenvoltas da atualidade! Sendo capaz de executar de forma admirável e exata inúmeras atividades, tais como guarda, resgate (neve e água), esportes (obedience, agility, flyball, conformation showing, etc.) e trabalhos no campo com gado, carneiros e cavalos.
Protetor incansável, o Australian Cattle Dog é excelente guardador e cuidador, sua notável agilidade e grande inteligência o torna um excelente e assertivo cão de guarda!” O vínculo que esta raça pode criar com o seu proprietário é muito forte e vai deixar o cão com um sentindo muito protetor em relação ao mesmo.

Musculosos, de notável estrutura atlética, são hábeis em saltos e corridas. Facilmente treinados, aprendem tudo com pouquíssimas repetições, ou apenas observando os comandos.

São bons para crianças, extremamente fieis aosproprietários, atentos, corajosos, mostram-se cautelosos e desconfiados com estranhos.

Os ACDs nascem brancos, somente com as manchas solidas escuras, em sua maioria possuem uma mancha na fronte (marca de Bentley) típica dos cães puros. Possue 2 variações primárias de cores blue (azul) e red (vermelho), podendo dentre os blues serem mottles ou dobble mottles -como os primeiros exemplares da raça da Austrália- eles podem ser salpicados, com maior ou menor quantidade de pelos escuros e marcações gengibres; os vermelhos podem ser mottles ou salpicados e com a presença ou não de pêlos escuros. Ambas as cores poderão ter marcações sólidas -mais desejáveis na máscara ou do inicio até o final da cauda- podendo se fazer presentes no dorso e em outros membros.

De aparência forte e compactada, simetricamente construído, como há diferenças de peso e tamanho de alguns exemplares é muito importante que demonstrem equilibrio físico e sejam agradáveis aos olhos.
Com desejo de cumprir as tarefas a ele atribuídas. Sua combinação de substância, potência, equilíbrio e condicionamento muscular rígido deve lhe conferir a impressão de grande agilidade, força e resistência.

O Australian Cattle Dog é uma raça superior e incomparável em agrupar funções.

Cores

BLUE

MOTTLE

RED

Sobre o Gold Queen Farm

Excelencia na criação do AUSTRALIAN CATTLE DOG!
Criador especializado com mais de 5 anos de pesquisa antes de difundir sua 1ª ninhada!
Marca ZERO OBITO desde sua fundação!
O bem estar do animal é a nossa primeira preocupação.
“CRIAÇÃO CONSCIENTE”, atuamos totalmente dentro do código de ética de procriação para a raça, respeitando a idade minima e máxima para acasalamentos de matrizes e padreadores, com o mínimo de 1 a 3 descansos de cios.
Nossos exemplares são manipulados somente por mulheres, possuímos maternidades suspensas e climatizadas com isolação térmica. Todas as baias possuem comedouros para dietas individuais com solarium, que sao higienizadas 2 vezes por dia com água ozonizada e/ou amonia quartenaria. Nossos exemplares são alimentados somente com rações super premium e só usamos produtos de 1ª linha e vacinas importadas.

Animais com procedência, genetica e morfologia comprovadas. Pureza de raça atestada por pedigrees reconhecidos mundialmente.

Todos nossos filhotes tem linhagem bilateral de cães campeões chipados e premiações homologadas.

Cuidados e Saúde

Treinamento, socialização e obediência são bem vindos logo cedo. O Australian Cattle Dog tem uma tendência a ser intencional e é altamente independente e inteligente.

O adestramento deve ser feito com firmeza, justiça e coerência. Excelentes no agility, como pastoreio, em obediência, em competições, acrobacias, guardando e recuperando.

Uma escovação semanal basta para a manutenção do seu pêlo. Banhar quando necessário. As orelhas devem ser verificadas por detritos e unhas devem ser aparadas, conforme necessário.

Esta é uma raça muito saudável e rústicas, contudo com o passar do tempo, alguns exemplares podem apresentar problemas de atrofia progressiva da retina, surdez congênita ou luxação de patela (inerentes aos cães do “Grupo 1”)

Australian Cattle Dogs podem viver até 29 anos embora a longevidade média apresentada tem sido em média de 16 anos.