O Australian Cattle Dog


O Australian Cattle Dog (ACD) ou Boiadeiro Australiano foi criado durante o século XIX na Austrália. Thomas Hall, fazendeiro, havia importado um casal de collies de pêlo curto que não se adaptaram bem ao clima australiano, ele então resolveu cruzar seus collies com os mestiços de Dingo e Smithfield existentes em sua fazenda, a partir destes cruzamentos começou a surgir um interessante cão de fazenda, capaz de trabalhar bem no clima australiano e muito inteligente. Estes cães apresentavam uma maneira própria de conduzir o gado, mordiscando seu calcanhar e por isso receberam o nome de Heeler (”heel” do inglês significa calcanhar).






Para melhorar a relação entre os heelers e os cavalos eles foram misturados com cães da raça dálmata (famosos por sua relação com os cavalos). Também acredita-se na participação do bull terrier, raça muito popular na época, que teria sido misturada ao heeler para aumentar sua coragem. "Protetor incansável, o Australian Cattle Dog é excelente guardador e cuidador, sua notável agilidade e grande inteligência o torna um excelente e assertivo cão de guarda!"O boiadeiro australiano foi reconhecido por volta de 1890. Embora seu nome atual seja boiadeiro australiano, às vezes também é chamado de “Blue heeler” ou “Red heeler” dependendo de sua cor (blue=azul e red=vermelho). Apesar de quase sempre apresentar cor “azul” ou “vermelha”, todos os boiadeiros nascem brancos, a cor só aparece após uma ou duas semanas de vida.




Resistente e vigoroso, têm grande longevidade e é capaz de trabalhar continuamente sob o sol forte sem se cansar. Os boiadeiros são muito apegados ao seu dono, fiéis, bastante atentos, corajosos e desconfiados com estranhos, características que fazem dele um bom cão de guarda, além de boiadeiro e companheiro.

Bons para as crianças e amigos incansáveis de brincadeiras, o Australian Cattle Dog é um cão inteligente e obediente, habituado a trabalhar em parceria com o homem (10ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren). A raça é atlética e com grande habilidade para o salto, se saindo bem em competições de agility e flyball.

Protetor incansável, o Australian Cattle Dog é excelente guardador e cuidador, sua notável agilidade e grande inteligência o torna um excelente e assertivo cão de guarda!.